sábado, 5 de outubro de 2013

Queen Mary e primeiras turistadas.

Galera, a intenção era postar sobre a semana 2, mas eu corri tanto leia-se SAÍ  que não deu. Por isso, vou juntar tudo.

Primeiro vou falar sobre a minha universidade. Tô pagando muuuuuuito pau para a Queen Mary University of London (QM, a partir daqui). Gente, é sério, tô besta. Tudo me faz ainda mais respeitar a universidade. Valeu, Dilma! E vamos lá saber porquê.

No primeiro final de semana, chamado de Moving In Weekend, minhas atividades seriam fazer minha matrícula (enrolment) e me mudar para a acomodação basicamente. No dia 14 de Setembro, quando cheguei aqui na Lindop House, já tinha um grupo me esperando com um Welcome Pack (que dizia minhas atividades a serem feitas), minhas chaves e tudo mais. Quando cheguei no quarto, ele estava limpinho e com mais um Welcome Pack (com algumas guloseimas, chip de celular, voucher de descontos e flyers de festas). *-*

Para completar, nesse mesmo dia tinha uma recepção do diretor para os alunos internacionais. Quando fomos lá. Galeeeera, tinha comida de graça! IAHOaihaiuhaiuah... Suquinhos, água, café, chá e uns muffins gigantes de vários sabores. Estudante é estudante em qualquer lugar, e isso singnifica o que? Gente lisa, dura, sem dinheiro. Todo mundo avançou nas guloseimas, AIHOAUhiahu... Primeiro boca livre do ano. Logo depois, teria um Barbecue de £2. Como tudo nessa cidade é caro, um BBQ com bebida por 2 rainhas tá bom demais, num tá não? Chegando lá descobri que BBQ (churrasco) pra os ingleses é hamburger, galinha, pão e batata cozida. Maaas, tava valendo.

Cheguei em casa morrendo de amores. No dia 15, foi minha matrícula (acho que já contei aqui), então, vou pular para a partir do dia 16/09.

Também conhecida como International/Welcome Week (Week* 0) aqui na Queen Mary, essa é a semana em que você não faz nada tem palestras e programas de recepção no centro do seu curso e tudo mais. Foi nessa semana que tivemos feiras das sociedades, palestras internacionais, conhecemos alguns bancos, seguros de saúde, etc, etc. Fiquei IMPRESSIONADA com a quantidade de sociedades aqui na Queen Mary.


Os estudantes realmente tem uma vida fora da sala de aula, e o lema daqui é "Do something". Que no bom português nordestino significa "Faça alguma coisa, meu filho! Se mexa, tire a bunda da cadeira". AUHoiauhua...

Logo depois, escolhi minhas disciplinas na Week 1. Fui a algumas aulas, nada demais. Na Week 2 é que começaram as aulas de verdade. O que mais me impressiona aqui não são nem as aulas em si (pois minha faculdade no Brasil é muito boa, então aqui só mantenho o nível). O mais impressionante é: as coisas funcionam, a QM tenta minimizar a burocracia, e a estrutura é muito fod*.

Digo que as coisas funcionam e a burocracia é mínima porque acho que o pessoal não tem preguiça de trabalhar e não querem dificultar a vida de ninguém. Para vocês terem um exemplo, a chave da acomodação do meu namorado deu problema. E sabe o que ele teve que fazer? Ir lá, informar e então o staff testou um novo na hora e trocou para ele. Simples assim, sem dor de cabeça nem dias de espera.

A estrutura é DO CARALHO (desculpa o palavrão, mainha e papai, hahaha...). Gente, a biblioteca me impressiona. Para você pegar um livro, basta ir no site, pesquisar a prateleira, ir lá, pegar e então, txanram! Tem um self-service onde você passa seu Student ID, digita seu PIN, coloca todos os livros de uma vez só, o scanner reconhece tudo, e pronto. Pra devolver? Só colocar os livros numa esteira, a maquininha vê se tem multa, se não tiver: pronto. Tá feito. Sabe quanto tempo você demora pra fazer cada coisa dessas? Vinte segundos em média. Simples, né?



A biblioteca principal é cheia de computadores bons para os alunos. Tem o térreo com área para estudo em grupo, computadores, uma lanchonete e um café e uma parte de livros da chamada "Livros para aula". Onde estão a maioria (90%) dos livros-texto indicados nas aulas. São livros para consultas rápidas e em geral se pode alugar de um dia a uma semana. Nos andares de cima (beeem silenciosos), estão um mundo de livros de todas as áreas da universidade, além de dezenas de mesas para estudo individual: FOD*. Os professores e o staff até agora se mostraram prestativos e muito educados (pelo menos comigo). O que me faz me sentir mais à vontade.

Dentro da universidade tem tudo: um banco, mercadinho, bar, academia, bibliotecas, livrarias, restaurante e várias opções de café. Nem precisaríamos disso tudo dentro do campus, já que estamos bem situados e ao sair da universidade e atravessar a rua, é possível encontrar muitos restaurantes, alguns pubs e mercadinhos. =D

Já chega. Depois falo mais sobre a universidade ou vocês vão perder a paciência. Vamos falar das primeiras turistadas a partir da Week 0.

A primeira coisa que fiz foi um Walking Tour por parte da East London. Foi bom pra conhecer os mercados locais, ver ruas com casas lindinhas maaas, não tirei fotos no meu celular.

Picadilly Circus

Trafalgar Square


Hyde Park/Royal Artillery Memorial/Wellington Arch





Camden Town *-*. E já voltei lá outras vezes =)



Big Ben/Parlamento/Westminster Abbey




Buckingham Palace

 St. James Park


City Hall



Tower Bridge


Tower Of London

Battersea Power Station


London Beatles Store
Um lugar onde você tem vontade de deixar todo seu dinheiro e levar tudo. Infelizmente não levei nada, pois lá as coisas são meio carinhas. =(


Sherlock Holmes Museum


National History Museum



E olha, gente. Ainda faltam MUUUUUITOS lugares pra conhecer. Londres é assim, um ponto turístico em cada esquina.

*Week = significa semana, em inglês.

4 comentários: